EDUCAÇÃO DISTINTAMENTE CRISTÃ
A escola cristã representa de fato um rompimento com a educação humanista; porém, não raro, quando deixa para trás a escola estatal, o educador cristão ainda carrega consigo o humanismo do Estado.
Um currículo não é neutro: trata-se ou de um curso em humanismo ou de um treinamento numa fé e vida centradas em Deus. O currículo de artes liberais significa literalmente aquele curso que treina estudantes na arte da liberdade. Isso levanta a pergunta chave: a liberdade existe no homem e a partir do homem, ou procede de Cristo? A arte cristã de liberdade, isto é, o currículo de arte liberal cristã com efeito não é o mesmo que a arte humanista.
É imperativo, portanto, que os educadores cristãos repensem o significado e natureza do currículo. É preciso que esses educadores tenham em mente que as disciplinas de história, ciências, matemática, gramática, literatura, ecologia, dever cívico ou lei — em suma, cada aspecto do currículo — seja reconstruído segundo os princípios bíblicos.
O objetivo geral, nessa perspectiva, é que as famílias cristãs se preparem e estejam equipadas para o serviço no Reino de Deus; e isto não pode ser feito sem que a filosofia do currículo cristão seja inteiramente repensada.
O leitor tem em mãos um livro no qual Rousas John Rushdoony desenvolve precisamente uma filosofia do currículo cristão. Trata-se de um estudo pioneiro neste campo, e assim uma leitura importante para todos os educadores cristãos.
Link para adquirir o material: