domingo, 1 de março de 2020

Cristo virá para subjugar seus inimigos ou só virá quando houver subjugado seus inimigos? O erro da leitura amilenista de 1ª Coríntios 15.

Por Amadeu Leandro Batista*

Os amilenistas têm muitos pontos em comum com o pós-milenismo, pois acreditam acertadamente que Cristo já inaugurou o reino no primeiro século, e várias passagens das Escrituras comprovam essa verdade. O erro do amilenismo é defender que o mundo irá piorar até que Cristo venha de um modo catastrófico e apocalíptico para subjugar os seus inimigos e entregar o reino ao Pai. Mas será que essa leitura faz justiça a uma exegese pura e natural de 1ª Coríntios 15? Penso que não, veremos isso mais adiante.

Devemos testar nossas teologias à luz do que as Escrituras ensinam. Ela é o critério máximo para determinar qual teologia seja ensinada nas igrejas. Qualquer ensinamento que não se enquadre com a leitura simples e natural dela deve ser rejeitado. Por exemplo, qualquer pessoa que ouvir algum pregador ensinando que Jesus não é o filho de Deus deve ser rejeitado, pois uma leitura simples e natural das Escrituras deixa claro que Jesus é o filho de Deus. Quando analisamos o texto de 1ª Coríntios 15 e o usamos para testar a alegação amilenista de que Cristo virá corporalmente para subjugar os seus inimigos, percebemos que o amilenismo não passa no teste. Quando digo que não passa no teste não estou querendo dizer que os meus irmãos amilenistas não são cristãos ou meus irmãos na fé, longe de mim dizer tal coisa. Quero apenas dizer que o ensino amilenista deles não consegue satisfatoriamente se encaixar nessa passagem.

O pós-milenismo, contrariamente ao que ensina o amilenismo, sustenta que o reino de Cristo irá um dia alcançar todos os povos e nações.

Agora vamos ver o claro ensino de 1ª Coríntios 15: 
"Depois virá o fim, quando tiver entregado o reino a Deus, ao Pai, e quando houver aniquilado todo o império, e toda a potestade e força. [25] Porque convém que reine até que haja posto a todos os inimigos debaixo de seus pés. [26] Ora o último inimigo que há-de ser aniquilado é a morte” (1 Co 15.24-26).

Nestas passagens, Paulo nos apresenta o que podemos chamar de esboço escatológico. Todo pregador sabe que a proposta de um esboço é orientá-lo para que não se perca na pregação, assim esse esboço paulino nos deve guiar para que não nos percamos em devaneios escatológicos. Essa passagem é muitas vezes negligenciada em seminários escatológicos, ficando na gaveta. Ela deve ser usada como um guia que oriente os sistemas escatológicos, oferecendo um esboço cronológico. O problema é que no máximo ela só é citada como passagem auxiliar para sustentar esquemas escatológicos.

Agora vejamos como essas passagens de 1ª Coríntios 15 refutam o amilenismo. Vejamos o que Paulo disse:
1. Ele disse que a vinda (o fim) só ocorrerá quando Cristo entregar o reino ao pai e tiver aniquilado os seus inimigos.

2. Paulo ainda diz que neste momento Cristo reina (convém que ele reine) até ter subjugado todos os seus inimigos. Paulo não disse que Jesus iria subjugar Seus inimigos na vinda física, mas enquanto ele reina agora.
Ora, se Cristo primeiro irá subjugar os seus inimigos antes de entregar o reino ao pai para que Ele venha, qual a lógica em se defender que o mundo irá piorar durante todo o reinado de Cristo até que ele venha? O reinado de Cristo na escatologia amilenista é um reinado de fracasso, de um rei que não sabe tirar as impurezas e as maldades do seu reino. Só na escatologia pós-milenista que essas palavras de Paulo fazem sentido, pois acreditamos que apesar dos altos e baixos do mundo e a maldade presente nele, ainda assim haverá um tempo em que o poder transformador do evangelho irá transformar o coração dos homens, o mal será extirpado e a igreja irá avançar. Mesmo que de forma lenta e progressiva, Cristo irá destruindo os seus inimigos, preparando o dia da sua vinda e restaurando todas as coisas.

Por fim, respondendo a pergunta que iniciei neste artigo, a teologia amilenista distorce as palavras de 1ª Coríntios 15, pois o texto de modo claro e inequívoco fala que Cristo primeiro vencerá os seus inimigos através do seu atual reinado que teve início no século I para só depois Cristo vir. Paulo disse que após Cristo esmagar os Seus inimigos “então virá o fim” (v.24).

O amilenismo inverte a lógica Paulina: Cristo não virá para um reinado  subjugado, Ele primeiro vem e só depois subjuga os seus inimigos para então entregar o reino conquistado ao Pai. 1ª Coríntios fala que primeiro Cristo esmaga os Seus inimigos e depois Ele vem; o amilenismo fala que primeiro Cristo vem para derrotar os Seus inimigos. O amilenismo sustenta que só quando o mal reinar no mundo é que Cristo virá derrotá-lo, mas 1ª Coríntios sustenta que quando o mundo estiver com todo o mal ou a maior parte dele derrotado pela Igreja (Cristo reina através da Sua igreja) é que Ele virá. Na ordem natural e sequencial do texto não diz que a derrota do mal e dos inimigos de Cristo será precedida pela vinda física do Senhor. É a subjugação dos inimigos por Cristo que precederá a vinda física do Senhor.

Assim, podemos dizer com segurança que “irmãos, rogamo-vos, pela vinda de nosso Senhor Jesus Cristo que não vos movais facilmente do vosso entendimento, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como de nós, como se a vinda de Cristo estivesse já perto.

Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes Cristo venha a colocar todos os inimigos por debaixo de Seus pés”.

Ou você fica com 1ª Coríntios e o pós-milenismo ou fica com o amilenismo.

Deus os abençoem.               

Saiba mais sobre esta escatologia otimista, acesse todo o conteúdo do site www.revistacrista.org
..................
* Amadeu Leandro Batista é formado em filosofia e também professor de teologia. Ele escreveu o excelente e-book Em Defesa da Escatologia Preterista, disponível clicando aqui

Fonte: http://www.revistacrista.org/Pos_Milenismo_Amilenismo_e_1_Corintios_15.html#.XlwFd6hKjIU


ICET - Instituto de Cultura e Educação Teonomista

#teonomia #teonomiapolitica #igrejacrista #igrejaevangelica #pastor #teologo #calvinismo #evangelico #evangelicos #mackenzie #cristianismo #estado #presbiteriano #estadocristao #reconstrucaocrista #dominionismocristao #igrejaevangelcia #igrejacrista #igrejaprotestante #direitoconstitucional #direitodoestado #filosofiadodireito #direitopenal #penademorte #penacapital #prisaoperpetua #lei #LEI #leidivina

Nenhum comentário:

Postar um comentário